sexta-feira, 10 de julho de 2015



Distúrbios do crescimento






Núcleo de Distúrbios do CrescimentoNúcleo de Distúrbio do Desenvolvimento NeuropsicomotorNúcleo de Distúrbios do Aprendizado

O desenvolvimento de uma criança pode ser visto de diversas formas e perspectivas. As principais frentes que determinam o déficit de crescimento e desenvolvimento infantis variam desde problemas nutricionais até problemas neurológicos estruturais. Eles podem aparecer de forma interligada ou isolada, exigindo abordagens diferentes e olhares profissionais específicos.

Núcleo de Distúrbios do Crescimento

Os distúrbios do crescimento podem estar relacionados a várias causas, como questões nutricionais, hormonais, problemas na absorção de nutrientes, ou ainda ser secundária a outras doenças, como a Síndrome de Turner.



O endocrinologista pediátrico deve fazer toda a triagem diagnóstica para compreender o real motivo da baixa estatura, e, nos casos em que há indicação, depois de excluídas outras causas e tratamentos, deve tratar com o hormônio de crescimento (GH). Se indicado da maneira correta, traz os resultados esperados, e os critérios para sua utilização são bem definidos.

Núcleo de Distúrbio do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Já o atraso de desenvolvimento neuropsicomotor pode ser decorrente de privação nutricional, privação de estímulo ou até de afeto, além de doenças neurológicas congênitas ou adquiridas após o nascimento.

Neste núcleo, o neuropediatra realiza a investigação diagnóstica, juntamente com os profissionais indicados (por exemplo o geneticista). O acompanhamento também é realizado com a Fisioterapia Motora e neuropsicóloga.

Núcleo de Distúrbios do Aprendizado

Como o aprendizado também é essencial ao desenvolvimento completo da criança e do adolescente, pontuamos algumas situações podem dificultar a velocidade e qualidade com que a criança aprende. O transtorno do déficit de atenção (TDAH) é um exemplo claro, mas deve ser corretamente diagnosticado para que não haja rotulações e tratamentos desnecessários por simples modismo. Há outras possibilidades na dificuldade de aprendizado, desde dislexia até mesmo casos de surdez não diagnosticados. A avaliação diagnóstica com os profissionais adequados é de extrema importância.